O Instituto Adolfo Lutz (IAL), sob a égide da Secretaria de Estado da Saúde e Coordenadoria de Controle de Doenças, orgulhosamente apresenta os resultados da vigilância de pneumonias e meningites bacterianas do ano de 2023. Como Laboratório de Referência Nacional (LRN) para Meningites Bacterianas e Doenças Pneumocócicas Invasivas, o IAL lidera esforços nacionais para monitorar as características fenotípicas e moleculares dos isolados de Neisseria meningitidis, Haemophilus influenzae, e Streptococcus pneumoniae.
Durante o ano, 298 amostras de H. influenzae, 380 de N. meningitidis, e 1891 de S. pneumoniae foram analisadas, refletindo um amplo esforço colaborativo com a rede de Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACENs) e parceiros de saúde pública em todo o Brasil. Este relatório destaca a contínua importância da vigilância baseada em laboratório para avaliar o impacto de vacinas e estratégias de prevenção, além de monitorar a resistência aos antimicrobianos entre os principais patógenos bacterianos causadores de meningites e pneumonias invasivas.
Os resultados do SIREVA 2023 evidenciam a diversidade de sorotipos circulantes e perfil de susceptibilidade antimicrobiana, fornecendo insights valiosos para a orientação de medidas preventivas e terapêuticas contra essas doenças significativas de saúde pública.
Confira o Boletim abaixo SIREVA 2023.